Telefones Úteis

Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Lançado o Sistema Integrado de Cirurgia
Lançado o Sistema Integrado de Cirurgia PDF Imprimir E-mail
Qua, 17 de Maio de 2017 14:16

Foi lançado, no último dia 12 de maio, no auditório da Justiça Federal do Ceará (JFCE), o Sistema Integrado de Cirurgia.

Pioneiro no Brasil, o Sistema criará uma fila de cirurgias eletivas de média e alta complexidade na rede pública. O cidadão também poderá verificar a inserção e a posição no rol da fila de espera de cirurgias.

Segundo a procuradora do Estado, Caroline Gondim, este processo representa um marco em matéria de judicialização da saúde, não somente pelo ineditismo no País com relação à publicização das filas das cirurgias eletivas, mas, sobretudo, pela sua condução e pela forma que as decisões/soluções foram sendo construídas. “Poucas vezes, em processos judicias que tratam desse tema, tive a sensação de que o acesso universal e igualitário preconizado na Constituição Federal foi efetivamente obedecido e priorizado. Como Procuradores do Estado, a nossa defesa intransigente é para que as ações e serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde sejam acessíveis a todos de forma equânime e que não seja privilégio de uma parcela de usuários que recorrem ao Judiciário” disse Caroline Gondim.

A elaboração do Sistema Integrado de Cirurgia é fruto do trabalho conjunto da JFCE, do Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU) e do Estado (DPE), Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria do Município de Fortaleza, Procuradoria-Geral do Estado do Ceará(PGE-CE) e Ministério da Saúde.

Conforme Mozart Teixeira Henderson, coordenador da Central de Regulação das Internações de Fortaleza (CRIFOR), no primeiro momento estão disponíveis apenas as cirurgias ortopédicas do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). “Após os 30 dias iniciais, iremos incluir outras especificidades médicas, como urologia e otorrinolaringologia e, posteriormente, todas as especialidades. O rol, inicialmente, terá filas separadas dos dois hospitais, mas, posteriormente, serão adicionados outros hospitais do Estado do Ceará e a lista será unificada”, afirma.

Os pacientes terão o prazo de 30 dias, a contar da data do lançamento do sistema, para conferir se seus nomes estão inseridos na lista de cirurgias ortopédicas nos hospitais - HGF ou HUWC, por meio do endereço HTTP://regulacao.sms.fortaleza.ce.gov.br/sic ou pelos telefones da Central de Regulação, no horário de 8h às 17h, nos números: (85) 3452-5845 ou 3452-4724. Ao ligar, cidadão deve fornecer o número de CPF. “Caso o nome da pessoa não conste na lista, ela deve ligar para a Ouvidoria de um dos hospitais e requerer a inserção, fornecendo o número de CPF e a data de indicação da cirurgia”, explica o coordenador. Após o prazo inicial de 30 dias, o paciente ainda poderá realizar a inserção de nome na lista, mas será posicionado no final da fila.

Sistema Integrado de Cirurgia
HTTP://regulacao.sms.fortaleza.ce.gov.br/sic

Calendário - Maio 2017

30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Procuradoria-Geral do Estado do Ceará - Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 - Edson Queiroz CEP: 60.811-520 Fortaleza-CE - Ver localização no mapa

Ouvidoria: (85) 3459.6389 - Central de Licitações: (85) 3459.6390 - Fax: (85) 3101.3606 - Horário de Funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.