PGE-CE recebeu o resultado do Diagnóstico de Integridade aplicado pela CGE

20 de dezembro de 2022 - 19:16

O resultado final do Diagnóstico de Integridade indicou nível de aderência OTIMIZADO, enquadrando a PGE no grau máximo de maturidade em seus processos internos.

A PGE-CE fecha o ano de 2022 com o sentimento de dever cumprido. Diversas ações voltadas ao estabelecimento da cultura de integridade permitiram a implementação de instrumentos, processos e estruturas fundamentados em boas práticas de governança, entregando assim resultados positivos para a Casa. 

A conclusão do trabalho se deu após análise da Controladoria-Geral do Estado (CGE) acerca das respostas e evidências relacionadas às 54 assertivas que compõem o Diagnóstico.

A PGE-CE foi considerada como instituição com grau máximo de maturidade quanto às práticas de governança, de compliance, de controle interno e de gerenciamento de risco. 

O resultado foi apresentado em reunião realizada nesta quarta-feira (14/12) na sede da Procuradoria-Geral do Estado e classificou a instituição em nível de aderência “OTIMIZADO”, segundo os critérios aplicados pela CGE.

Participaram do encontro o Secretário Executivo da CGE-CE, Antonio Marconi, o Auditor de Controle Interno e Coordenador da Coordenadoria de Controladoria (CCONT), Marcelo de Sousa Monteiro, a Auditora de Controle Interno e Orientadora de Célula de Harmonização e Orientação – CEHAR, Michelle Borges, e os Auditores de Controle Interno, Emerson Carvalho e Valéria Ferreira. Por parte da Procuradoria-Geral, estiveram presentes, a assessora de Planejamento e Gestão Giacomina Borrini, o assessor de Controle Interno, Adolfo Ciríaco,  a ouvidora, Maria Braz Paula, o assessor jurídico, Fernando Carvalho, e o analista de Infraestrutura de TI, Sérgio Augusto.

Programa de Integridade
O Programa de Integridade é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado que visa fortalecer o ambiente de integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, e objetiva fortalecer e direcionar as instituições para o alcance dos objetivos estratégicos e para a implementação de instrumentos, processos e estruturas baseados em boas práticas de governança e de compliance, dentre outras que visem o aperfeiçoamento dos controles internos e gerenciamento de riscos.