PGE se faz presente na solenidade de homenagem (in memoriam) a Juíza Federal Débora Aguiar

13 de novembro de 2020 - 17:41 # # #

Daniela Negreiros - Assessoria de Imprensa
daniela.negreiros@pge.ce.gov.br / pgecomunicacao@pge.ce.gov.br

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE), representada pelo procurador-geral, Juvêncio Vasconcelos Viana, se fez presente na Solenidade virtual de outorga da Medalha Roberto de Queiroz do Mérito Judiciário Federal Cearense em homenagem póstuma à juíza federal Débora Aguiar da Silva Santos, que também foi procuradora do Estado. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 13, de forma parcialmente presencial, na Sala de Sessões das Turmas Recursais do edifício-sede da Justiça Federal do Ceará (JFCE), que, a partir desta data, levará o nome da magistrada.

Na ocasião, foi instituído, ainda, o Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar da Silva Santos, bem como o Edital de chamamento público. O Diretor do Foro, juiz federal Alcides Saldanha Lima, ressaltou o modelo de luta e superação da homenageada. “Um exemplo, para os que nela se reconheciam e inspiravam e um símbolo, para Justiça Federal, que se ergue sob os pilares da moralidade, impessoalidade e livre acesso aos seus cargos e funções”.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da JFCE, contou com a participação física dos familiares da juíza federal homenageada, além da Vice-Diretora do Foro, juíza federal Niliane Meira Lima, dos Desembargadores Federais do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Leonardo Henrique de Cavalcante Carvalho e Cid Marconi, das juízas federais Elise Avesque, Gisele Chaves Sampaio Alcântara, Iaci Rolim de Sousa, Heloísa Silva de Melo e do juiz federal Leonardo Resende Martins.

Compuseram a mesa solene telepresencial, o presidente do TRF5, Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho, o Desembargador Federal da 5a Região, Fernando Braga Damasceno; o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Francisco Luciano Lima Rodrigues e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas.