1ª turma de estagiários de pós-graduação da PGE-CE é recebida com seminário de integração

26 de abril de 2022 - 14:42

A Procuradoria-geral do Estado recebeu hoje os candidatos classificados na seleção pública de estagiários de pós-graduação, certame iniciado em fevereiro e encerrado no dia 30 de março.

A acolhida aos bacharéis de direito e estudantes de especialização se deu com um seminário de integração dos setores da PGE-CE. Organizado pelo Centro de Estudo e Treinamento – CETREI, o encontro iniciou-se com as palavras do Procurador-Chefe do Centro, César Barros Leal, explicando aos presentes a finalidade e programação da reunião.

O dia a dia do estágio

Os estagiários de pós-graduação assumirão vagas distribuídas de acordo com a demanda de cada departamento, sendo a escolha feita por ordem de classificação. Para que compreendessem a dinâmica de cada órgão antes de fazer sua escolha, os selecionados ouviram os procuradores-chefes, ou seus representantes, apresentarem um panorama de cada órgão programático.

A fala foi iniciada pela Procuradora-geral, Camily Cruz, que após as boas vindas contou da sua própria experiência como estagiária: “Na época eu era concurseira e o estágio me deu a oportunidade de compreender com qual área eu mais me identificava, foi fundamental pra minhas escolhas”, contou. A procuradora-geral falou ainda das atividades gerais da PGE-CE, ressaltando mais especificamente as ações da recém-criada Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, da Procuradoria de Atuação Fiscal Estratégica (PAFE) e da Procuradoria da Dívida Ativa (PRODAT), esta última, chefiada pelo Procurador Fábio Pedrosa, ausente da reunião por motivos de saúde.

Os procuradores Rafael Moraes, Daniel Menezes, Caroline Gondim, Ariano Pontes, Simone Magalhães, Lia Almino e João Régis Nogueira, apresentaram, respectivamente, a Consultoria-Geral, Procuradoria de Processo Administrativo-Disciplinar (PROPAD), Procuradoria da Administração Indireta e de Políticas Públicas (PROCADIN), Procuradoria Fiscal (PROFIS), Procuradoria de Licitações, Contratos Administrativos e Controle Externo (PROLIC), Procuradoria Judicial (PROJU) e Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente (PROPAMA).

O procurador André Luiz Sienkievicz, que atua no CETREI e na Procuradoria Judicial, relatou o passo a passo do processo de seleção. “Iniciamos as inscrições em meados de fevereiro, no entanto, o trâmite do processo começou no final de janeiro. Ainda não fechamos o mês de abril e os novos estagiários já estão convocados. O cronograma foi seguido à risca, o que garantiu termos essa valiosa contribuição o quanto antes”, destacou.

De acordo com a estagiária Nayanna Timbó essa é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada por quem foi selecionado. Ela que já foi estagiária de graduação da PGE-CE foi convidada a falar em nome dos novos estagiários: “Foi muito positivo o meu tempo de estágio como estudante de graduação aqui na PGE-CE. É um local muito acolhedor e onde é possível aprender muito. Nós que entramos temos que aproveitar ao máximo essa oportunidade”, pontou a advogada.

O evento foi encerrado pelo Procurador-Geral de Contencioso Geral e Administrativo, João Renato Cordeiro convidando os selecionados para uma fotografia de registro da primeira turma de estagiários de pós-graduação da PGE-CE.