PGE-CE avança na implementação do Suite

15 de junho de 2022 - 12:46 # # # #

João Victor - Assessor de Comunicação

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), na tarde desta terça-feira (14/06), avançou em mais uma etapa de implementação do Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (Suite). Através de uma plataforma digital, a iniciativa espera modernizar os serviços estaduais prestados à sociedade com foco na transparência, na agilidade, na eficácia, na efetividade e na economicidade. A novidade irá substituir, de forma otimizada, o Sistema de Visualização de Processos (Viproc).

O encontro contou com a participação do procurador e responsável pela implementação do Suite, André Machado, e da procuradora e coordenadora do CONECTA PGE – Governança e Inovação Digital, Lorena Damascena, que abriram espaço para esclarecer possíveis dúvidas e questões, mostrando na prática o funcionamento do sistema. O Suite foi desenvolvido pela equipe de técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

O Suite

A implantação do Sistema faz parte do Programa Ceará Digital, liderado pela Seplag, que tem o objetivo de modernizar os serviços prestados pelo Estado à sociedade que, por meio do projeto Papel Zero, desenvolvido através do Programa Governo Digital e coordenado Seplag-CE, planeja eliminar o uso de papel, passando a ter todos os processos do Estado movimentados de forma, integralmente digital.

Papel Zero

O Projeto Papel Zero deve gerar uma economia de cerca de R$ 350 milhões aos cofres públicos ao longo de oito anos. A redução de gastos será possível devido à virtualização dos processos, gerando uma redução de gastos com contratos de impressão, papel, infraestrutura e pessoal. Além de prevê benefícios na transparência, no atendimento ao cidadão e na preservação ao meio ambiente.