PGE-CE participa do XXV Congresso Brasileiro de Ouvidores

16 de novembro de 2022 - 17:47

O evento de âmbito nacional foi realizado em Fortaleza, de 9 a 11 de novembro

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) marcou presença, por meio da ouvidora, Maria Braz Paula, do XXV Congresso Brasileiro de Ouvidores, realizado de 9 a 11 de novembro, em Fortaleza. A Ouvidoria da PGE-CE vem participando de capacitações, com a finalidade de qualificar-se cada vez mais para o diálogo com a sociedade.

“Nosso objetivo de participar de congressos, palestras e treinamentos como este, é buscar a inovação e investir em novos métodos que permitam um diálogo aberto do cidadão com o poder público”, destaca a ouvidora da PGE-CE.

O secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, também participou da abertura do evento, que nesta edição teve como tema “A Institucionalização da Ouvidoria Brasileira: Conquistas e Desafios”.

O XXV Congresso Brasileiro de Ouvidores foi promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Ouvidoria

A Ouvidoria é o setor responsável em fazer a ligação entre a sociedade e a PGE. Essa ferramenta permite um diálogo aberto do cidadão com o poder público. Permite também o controle de qualidade dos serviços públicos, por meio das sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias recebidas da população.

Depois de receber as manifestações, a Ouvidoria faz uma análise delas e as encaminha para as áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças, tal como apontar irregularidades em algum órgão ou entidade.

É por meio da Ouvidoria que qualquer cidadão pode se manifestar, participar e fiscalizar a administração pública, registrando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias pensando nas melhorias das políticas e dos serviços públicos.

Contato
Ouvidora: Maria Braz Paula
Telefone: (85) 3459-6340 / 6389
E-mail: ouvidoria@pge.ce.gov.br