PGE-CE celebra um ano de grupo de trabalho voltado para a transformação digital

13 de janeiro de 2023 - 17:56

 

As realizações dos primeiros 12 meses de atuação foram apresentadas nesta sexta-feira, 13 de janeiro (Fotos: Marieta Bivar)

O Conecta PGE, grupo criado para estimular a governança digital e a cultura da inovação na Procuradoria-Geral do Estado, entregou nesta sexta-feira relatório com propostas para contribuir com a transformação digital na PGE-CE. O momento de balanço do primeiro ano de atividades contou com a presença de participantes do Conecta PGE, da gestão da Procuradoria e de integrantes de diversos setores da Casa, além de convidados da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

A trandisciplinaridade e a transformação digital estão na origem do ConectaPGE, grupo de trabalho que foi criado em 13 de janeiro de 2022, explica a líder do grupo e procuradora do Estado, Lorena Damascena. Ela apresentou a trajetória do grupo e as realizações do primeiro ano de trabalho.

“O levantamento de soluções de TIC adotadas no mercado e em outras procuradorias-gerais foi um dos trabalhos realizados pelo Conecta PGE. No relatório de atividades, apresentamos, por exemplo, as vantagens trazidas pela utilização de metodologias de desenvolvimento ágil”, explica a procuradora Lorena Damascena. Ela ressalta que a transformação digital em curso na PGE-CE requer mudanças que envolvem a mitigação de vulnerabilidades do atual modelo de Governança de TIC. O grupo Conecta também pesquisou quais procuradorias-gerais contam com setor dedicado à inovação e gestão estratégica.

O procurador do estado Renato Cruz, que integra o Conecta PGE desde agosto, explicou que o trabalho do Conecta PGE tem o potencial de contribuir com a atuação da Procuradoria. “O que a gente avançou até agora foi ver novas possibilidades de melhorar o sistema principal, que é o Portal do Procurador, ou mesmo substituí-lo, o que traria um avanço imenso porque a gente integraria novas funcionalidades e faria integração com outros sistemas”, disse. As propostas que serão avaliadas podem gerar um fluxo de trabalho mais rápido e eficiente, ressaltou.

 

Conecta PGE realizou levantamento de soluções de TIC

 

Gestão participativa

O procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, e o procurador-geral executivo de contencioso geral e administrativo, João Renato Banhos Cordeiro, participaram do evento realizado no Centro de Convivência da PGE-CE. “O primeiro passo é a gente se mostrar aberto à tecnologia. O importante da inovação é essa ligação com a gestão da casa para que seja algo dialogado”, ressaltou o procurador-geral.

O diálogo interinstitucional também vem sendo estimulado na PGE. A coordenadora da unidade de gestão do projeto Ceará Mais Digital, Lícia Viana; a secretária de Tecnologia da Informação do MP, Evelise Braga, e a agente de inovação jurídica do Íris, Ana Luísa Schiavo, assistiram à apresentação sobre o trabalho do Conecta PGE.