PGE-CE participa de reunião do Comitê Social para Fortalecimento da Segurança Pública no Ceará
13 de agosto de 2024 - 16:23

O objetivo é fortalecer as ações de combate à criminalidade e reforçar políticas sociais.
O Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (12), a primeira reunião do Comitê Social para Fortalecimento da Segurança Pública no Ceará. O momento, que debateu o fortalecimento do enfrentamento da criminalidade por diversas vias, de forma intersetorial, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, secretários das mais diversas pastas estaduais, representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE), Assembleia Legislativa do Ceará, Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do do Ceará (MPCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Unicef, Fecomércio e outras instituições. A PGE-CE esteve representada pelo procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes.
Durante a reunião o governador Elmano de Freitas explicou a importância do trabalho transversal no tema, não apenas com órgãos de Estado, mas também com a sociedade civil. “O que queremos discutir neste comitê é uma reflexão conjunta em alguns territórios e realizar parcerias com projetos da sociedade civil para podermos chegar mais fortemente em algumas áreas, alguns territórios”, disse.
“Nós precisamos construir uma política social que também dialogue com a segurança pública”, enfatizou o governador. “Analisando alguns dados, no que diz respeito a territórios e alguns segmentos, chegamos à ideia que temos que partir da premissa que seja o Estado e as entidades da sociedade civil. Todos desenvolvemos algum trabalho de impacto social, em parceria, potencializando os resultados com a população desses territórios”, completou.
Inicialmente, serão debatidos projetos em algumas áreas com maiores índices de criminalidade, tais como os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. A próxima reunião do Comitê está marcada para o início de setembro, quando serão apresentados projetos e debatidas parcerias a serem formadas.
O gestor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, acredita que iniciativas como a do Comitê Social para Fortalecimento da Segurança Pública do Ceará são um passo importante na busca pela paz, principalmente porque tratam-se de ações de prevenção ao crime.
“É um prazer fazer parte de ações como esta. Aqui trabalharemos para identificar onde estão os vazios [locais sem a presença de Estado e entidades da sociedade civil]. Já temos o mapeamento das áreas mais violentas, então iremos observar onde estão os aparatos públicos e privados que dão oportunidades sociais, e assim saber o que esses aparatos podem fazer como oferta de inclusão”, compartilhou. “O crime é um fato social multicausal, e se a gente pretende controlar e reduzir, temos que encarar que a solução é complexa e exige muito foco para ocupar esses vazios”, destacou o secretário.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Casa Civil/Governo do Ceará