Fórum Permanente dos Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste se reúnem em Aracaju

1 de novembro de 2019 - 15:15 # # #

Daniela Negreiros - Assessoria de Imprensa
daniela.negreiros@pge.ce.gov.br / pgecomunicacao@pge.ce.gov.br

O procurador-geral Juvêncio Vasconcelos Viana participou, nesta quinta-feira, 31, de reunião do Fórum Permanente dos Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste. A reunião foi realizada em Aracaju – SE, no auditório do Instituto Banese.

O encontro teve o objetivo tratar de assuntos de interesses comuns aos estados da região e deliberar medidas para atuação conjunta das instituições. Na pauta, ainda, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, conhecido como Consórcio Nordeste.

De acordo com Juvêncio Viana, também presidente do Fórum, “três temas foram aprofundados: demandas do Supremo Tribunal Federal (STF) relativas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e salário educação, o problema ambiental e o que se pode fazer no sentido de compelir a União a atuar no seu plano de contingência por inteiro e, por último, o Consórcio Nordeste, com a finalidade de criar uma figura associativa, através de ações em conjunto, para gerar economia para os Estados”, explicou o procurador.

Durante a tarde, o encontro ocorreu no Palácio de Despachos Governador Augusto Franco e contou com a participação do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, da vice-governadora Eliane Aquino, de diversos secretários e procuradores de Sergipe. O momento tratou do Consórcio Nordeste.

Na ocasião, o governador sergipano Belivaldo Chagas Silva externou a alegria de receber os procuradores do Nordeste para discutir e debater temas de interesse da região, a partir da criação do Consórcio. “Por meio da união de esforços, poderemos compartilhar as boas ações e tomar decisões como as licitações coletivas”, enfatizou Belivaldo.