Avanços marcam o Dia do Procurador do Estado do Ceará

30 de março de 2022 - 09:41

A data de hoje celebra 45 anos de criação da PGE-CE e, desde 2017, é também o Dia do Procurador do Estado do Ceará.

Nos alegra chegar aqui com os avanços que a PGE-CE, por meio de cada um dos seus procuradores e com o suporte de seu quadro funcional, alcançou ao longo dos anos.

A PGE-CE agradece e parabeniza os 78 Procuradores do Estado do Ceará por sua atuação e empenho em prol do bem público.

Em artigo publicado no Jornal O Povo desta quarta-feira, 30 de março, a Procuradora-Geral do Estado, Camily Cruz, faz um balanço das últimas ações e parabeniza os Procuradores do Estado pela data.

A íntegra do texto está disponível abaixo:

Avanços marcam o Dia do Procurador do Estado

30 de março é uma data emblemática para PGE-CE. Neste dia, em 1977, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará foi oficialmente criada. Em 2017, nos 40 anos da PGE-CE, instituiu-se na data, o Dia do Procurador do Estado. Ano passado, um avanço histórico: pela primeira vez nos 45 anos da PGE-CE, temos uma mulher no cargo de Procuradora-Geral. Representatividade que quebra paradigmas e abre caminhos para lideranças femininas futuras.

Neste ano de 2022, quando começamos a vivenciar o fim, ou uma trégua, da pandemia da Covid-19, trazemos à pauta da data celebrada, os esforços e avanços da PGE-CE nos últimos anos e as atividades recentes.

No escopo da pandemia, relembramos a atuação para viabilizar ações que permitissem o combate ao vírus e o atendimento dos doentes. Agimos ativamente para implementar o controle sanitário do Aeroporto Pinto Martins, para manutenção das medidas de proteção, desembaraço de respiradores e insumos para hospitais, e em decisões que garantiram a imunização.

A Procuradoria agora avança para o diálogo com o cidadão. Instalamos a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, em 18 de março, destinada a ser um espaço para estabelecer a escuta ativa do cidadão e dos órgãos da administração, viabilizando negociações em prol do interesse público e da consensualidade. Por meio dela, conflitos que talvez se arrastassem por anos, poderão ser resolvidos buscando soluções satisfatórias para todos. É uma continuidade do Programa PGE DIALOGA que propõe uma mudança de paradigma na forma de atuação da PGE-CE, iniciada com o Portal do Contribuinte, em 2019.

Ainda em março, apresentamos ao Tribunal de Justiça, o ConsultaJud, sistema digital de uso exclusivo do TJCE, que traz celeridade a ações relacionadas à dívida ativa estadual. Mais uma ferramenta do Portal do Contribuinte, o sistema transforma antigos expedientes jurídicos, que demoravam dias, em cliques a qualquer hora.

Assim, chegamos ao Dia do Procurador do Estado do Ceará comemorando realizações que impactam o bem público e parabenizando os que trazem, com seus trabalhos, reconhecimento para a PGE-CE.

Camily Cruz
Procuradora-Geral do Estado