Procuradora-geral do Estado ressalta a importância do TCE em posse da nova procuradora-geral de contas

9 de novembro de 2022 - 19:27

Texto: Cristiane Bonfim (Ascom/PGE-CE) | Fotos: Ascom/TCE

A governadora em exercício, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, foi representada pela procuradora-geral Camily Cruz na cerimônia

“É muito bom ver mulheres ascendendo a uma função que vai contribuir fortemente com a nossa sociedade”, disse a procuradora-geral do Estado do Ceará, Camily Cruz, durante a posse da procuradora do Ministério Público especial junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Leilyanne Brandão Feitosa. Na ocasião, a governadora em exercício do Ceará, Nailde Pinheiro Nogueira, foi representada pela procuradora-geral Camily Cruz.

Na cerimônia, a nova Procuradora-Geral do órgão ministerial que atua junto ao TCE, empossada nesta quarta-feira, 9 de novembro, destacou “o desafio de conduzir essa primorosa instituição — MP de Contas — de forma democrática e independente, buscando contribuir com a sociedade cearense para a superação dos problemas mais emergentes”.

“O estado do Ceará prima pelo fortalecimento do Tribunal de Contas. Na verdade, quando a gente fala da respeitabilidade do Tribunal de Contas, a gente fala de democracia. Quando a gente fala da credibilidade e da respeitabilidade, de entender a importância do Tribunal de Contas, no seu papel de valorizar a transparência, isso realmente vem tendo muito resultado no Ceará”, disse Camily Cruz.

Trajetória

Leilyanne Feitosa é mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Processo Administrativo (UFC) e em Filosofia Moderna do Direito (UECE/ESPM). Graduada em Direito pela UFC e em Contabilidade Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), ela atuou como assessora jurídica da Assembleia Legislativa do Ceará e da União dos Vereadores do Ceará e, ainda, como Procuradora do Município de Fortaleza.

Eleita entre seus pares, após indicação em lista tríplice, Leilyanne Feitosa foi nomeada Procuradora-Geral do Ministério Público junto ao TCE Ceará pelos Conselheiros do Tribunal para um mandato de dois anos (2022/2024).

“É um desafio.Os nossos 184 municípios têm muitas carências, muitas demandas e a gente, como fiscal da lei,vai ter de um lado de fiscalizar, mas de outro corroborar para que essas administrações públicas possam ser impingidas a serem melhores administrações que efetivamente garantam a preservação e a manutenção de uma boa utilização dos serviços públicos”, destacou a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCE.