PGE-CE reforça compromisso com a equidade no Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2023 - 13:59

Roda de conversa contou com participação de educadora física e fotógrafa Raíssa Forte

Evento representou momento de reflexão coletiva sobre o dia 8 de março (Foto: Marieta Bivar)

As trabalhadoras da Procuradoria-Geral do Ceará participaram neste 8 de março de um encontro que teve como tema “Múltiplas e Únicas”. O evento realizado no Centro de Convivência da PGE-CE também contou com a presença das integrantes da Comissão de Acolhimento das Mulheres e de gestores da Procuradoria-Geral.

Durante o encontro foi exibido um vídeo especialmente gravado pela biofarmacêutica cearense Maria da Penha, que deu nome à lei que contribui para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A professora, educadora física e fotógrafa Raíssa Forte foi convidada para falar às mulheres da PGE-CE. Ela exibiu imagens da exposição fotográfica “O direito de ser quem se é”, que conta as histórias de mulheres com deficiência em situações que as empoderam.

O procurador-geral Rafael Machado Moraes destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE-CE e reforçou que a gestão da Procuradoria-Geral trabalha para que haja o fortalecimento dessa atuação. A secretária-geral da PGE-CE, Giacomina Borrini, destacou o pioneirismo da instituição da Comissão de Acolhimento das Mulheres, que está inspirando iniciativas semelhantes em outros órgãos estaduais. Além disso, destacou a importância do trabalho desenvolvido para estabelecer uma rede de apoio entre as mulheres da instituição.

Comissão de acolhimento

O gestor reforçou o simbolismo do dia 8 de março e agradeceu a atuação das integrantes da Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE-CE, formada por: Ana Luísa Siqueira, Antonia Carla Aquino, Francinilda Brilhante, Patrícia Passos, Vânia Teixeira e Verônica Ramos. A Comissão planeja novas ações, inclusive com cunho educativo, para 2023.

A Lei Complementar Nº295, de 07 de dezembro de 2022, prevê que  a Comissão de Acolhimento das Mulheres atue, vinculada ao Gabinete do Procurador-Geral do Estado, de forma permanente, sendo “constituída por equipe multidisciplinar encarregada de tornar a Procuradoria-Geral do Estado um ambiente funcional mais seguro e inclusivo para servidores e colaboradores, com reflexo na qualidade do trabalho, atuando especialmente na: promoção de ações para a conscientização da importância do combate à violência contra as mulheres e orientação dos servidores e colaboradores da Procuradoria-Geral do Estado sobre como atuar diante de casos de violência contra as mulheres, inclusive no ambiente de trabalho.