PGE-CE realiza palestra sobre Inteligência Artificial e Poder Público

13 de setembro de 2023 - 17:14

 

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), em parceria com o Conecta PGE e o Mestrado de Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Fortaleza (Unifor), realiza o Ciclo de Debates sobre Inovação Jurídica. A próxima edição do evento será no dia 20 de setembro, às 14h, no auditório 1 da Central de Licitações, na sede da PGE-CE.

O tema em discussão será “Inteligência Artificial e Poder Público”, e contará com a participação do professor Vasco Furtado, Cientista-Chefe do Projeto de Inteligência Artificial do TJ/CE com a Unifor, e do Juiz de Direito, Ricardo Alexandre, como debatedores.

O debate abordará como a inteligência artificial impacta o Poder Judiciário e como está contribuindo para a eficiência pública, proporcionando discussões sobre as principais preocupações, novas perspectivas e desafios enfrentados no mundo do Direito. 

Durante o evento, serão exploradas as principais inovações que surgiram no contexto jurídico, abrangendo a automação de petições e sentenças e inteligência artificial. 


.
Serviço:

Ciclo de Debates sobre Inovação Jurídica – palestra sobre Inteligência Artificial

Data: 20 de setembro, às 14h

Local: Auditório A1 na Central de Licitações (sede da PGE-CE, Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz, Fortaleza, Ce)

Link para inscrição: https://bit.ly/44SWKei

.


.
Saiba mais sobre os palestrantes:
.

Vasco Furtado: coordena o Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza onde leciona há mais de 30 anos. Fez doutorado (1997) na Universidade de Aix-Marseille III, França e pós-doutorado(2007) no Laboratório de Sistemas de Conhecimento em Stanford, Califórnia, EUA. Furtado já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação multiagente, web semântica, aprendizagem automática e mineração de dados. Tem aplicado suas pesquisas na área de Segurança Pública, Justiça e Cidades Inteligentes. Além da experiência acadêmica tem larga experiência no setor público onde é analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará. É cientista-chefe do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado do Ceará. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPQ.

Ricardo Alexandre: graduado em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003); MBA em Direito: Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) (2022); Especialista em Direito Processual Civil (2006), pela Universidade Estadual Vale do Acaraú / ESMEC. MBA em Ciência de Dados, pela Universidade de Fortaleza (Cursando). Foi professor no curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus de Iguatu. É formador na ESMEC – Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, atuando nos Cursos de Formação Inicial e Continuada para Juízes.