ÁGUA: PGE-CE reduz consumo e supera meta

11 de outubro de 2016 - 03:00

A redução no mês de agosto foi de 29%

Dentro do plano de segurança hídrica, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) está fazendo seu papel. Nas instalações da PGE-CE – prédio PGE- CE, Central de Licitações e Célula da Dívida Ativa – reduziu em 29% o consumo de água, no mês de agosto deste ano.

Devido as metas não serem alcançadas nos meses de junho e julho, o Comitê de Gestão e Fiscalização de Contrato iniciou a campanha “Cada gota conta!”. Consiste em medidas de diagnósticos, intervenções e ações aplicadas para economia de água como: redução na aguação do jardim; fechamento do registro nos finais de semana; identificação e resolução de possíveis vazamentos de água; campanha boca a boca sobre o consumo consciente da água; fixação de material visual nos banheiros e pias
orientando sobre o consumo consciente da água; entre outras, para que o consumo de água da PGE-CE ficasse abaixo da meta estipulada pela Cagece.Após o início da campanha, conforme leituras diárias do hidrômetro e das ações tomadas, o Comitê de Gestão e Fiscalização de Contrato, constatou que em Agosto, o consumo de água da PGE-CE foi de apenas 1.738m³, com uma redução na conta da Cagece de 41%, de julho para agosto. Um ganho substancial para o meio ambiente e um ganho financeiro, para os cofres do Estado.

Para Setembro, a meta ficou ainda menor: 1.791m³. O Comitê de Gestão e Fiscalização de Contrato, a gestora do Contrato da CAGECE, a servidora Selma Brito e o servidor Sérgio Augusto agradecem o empenho de todos e espera mais ajuda de cada colaborador da casa, porque “Cada gota conta!”

Confira os resultados da PGE-CE no último trimestre.

Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza

As ações do Governo do Estado, em parceria com a Cagece, Cogerh e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria das Cidades, têm como objetivo reduzir em 20% o consumo de água, com investimentos previstos em R$ 72,1 milhões. São elas:

• Revisão da meta da Tarifa de Contingência (aumento da meta de economia de água pela população de 10% para 20%);
  • Reforço no combate às perdas de água (fraudes e vazamentos);
  • Perfuração de novos poços e manutenção dos já existentes em áreas críticas de abastecimento e em equipamentos públicos (saúde, educação e segurança);
  • Perfuração de poços no Pecém;
  • Aproveitamento do sistema hídrico do Cauípe;
  • Aproveitamento do açude Maranguapinho;
  • Reúso das águas de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gavião;
  • Captação pressurizada de água no açude Gavião;
  • Reforço no abastecimento de Aquiraz com implantação de adutora de água tratada;
  • Redução da oferta de água em 20% para indústrias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF);
  • Plano de Comunicação.

Cristiana Saboya