Instalada oficialmente a Academia Cearense de Direito

16 de março de 2017 - 20:35

O Procurador-Geral, Juvêncio Viana, é um dos membros e tem como patrono Pof. José Albuquerque Rocha.

Aconteceu no último dia 15 de março, no Teatro José de Alencar, a cerimônia oficial de instalação da Academia Cearense de Direito (Aced). Entre os empossados está o Procurador-Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, que tem como patrono o Prof. José Albuquerque Rocha.

Durante a cerimônia, o presidente da Academia Cearense de Letras, Ministro Ubiratan Aguiar, deu posse ao presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro. Na oportunidade, foram homenageados personalidades cearenses como José de Alencar, Paulo Sarasate, Olavo Oliveira, além de advogados, jornalistas e políticos. O Governador do Estado, Camilo Santana, representado pelo Procurador-Geral e membro da Aced, Juvêncio Viana, recebeu o título de Sócio-honorário da Academia.

A entidade que reúne patrono professores, advogados, magistrados federais e estaduais do trabalho, membros do Ministério Público Federal e Estadual, procuradores de Estado e Municípios, membros dos poderes legislativo e executivo e bacharéis em Direito, surge com o objetivo de aprofundar os estudos do Direito em todos os seus ramos e aperfeiçoar o ensino no Estado.

“Essa Academia tem o propósito de ir além das paredes das salas de aula e seus acadêmicos percorrerão nosso Estado, estando junto à sociedade, nas escolas de ensino médio e fundamental”, disse Juvêncio Viana, membro da Aced.

Segundo o presidente, Roberto Victor Ribeiro, a Aced tem como prioridade a “difusão dos diversos matrizes jurídicos e a responsabilidade social de amortecer os desatinos”.

Aced é composta por 40 patronos efetivos, de status vitalício, havendo vacância apenas em caso de renúncia ou falecimento; correspondentes em todo Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal, e tem como presidente de honra o professor Raimundo Bezerra Falcão.

Ações
A Academia Cearense de Direito pretende realizar visitas em escolas públicas de ensino médio e fundamental para disseminar a cultura jurídica, bem como firmar convênios com instituições públicas e privadas para realização de palestras e colóquios sobre a vida e obras de grandes juristas cearenses do passado e da atualidade. Outra novidade e ponto de convergência da entidade é o funcionamento da Escola Cearense de Direito no interior da Academia.

Foto: Ascom PGE-CE

Cristiana Saboya
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Procuradoria-Geral do Estado
Governo do Estado do Ceará
Contato: (85) 3459-6323 / 99916-1067
Fax: (85) 3101-3606
Email: pgecomunicacao@pge.ce.gov.br