ICMS: Reunião técnica sobre cobrança de energia elétrica

4 de julho de 2017 - 19:43

O Estado tem recebido diversos processos sobre a cobrança de ICMS na conta de energia elétrica.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-CE) recebeu os  auditores da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para compreender como incide a cobrança de ICMS sobre a conta de energia elétrica.

A apresentação feita pelo auditor Maykon Eccard, auditor da Cemas, da Sefaz, com mais de 10 anos de conhecimento na área, mostrou como a energia elétrica é gerada até estar disponível ao consumidor. Mostrou também que nenhuma das fases dentro do processo pode ser excluída pois isso impediria o fornecimento do produto.

“A reunião de ontem foi uma reunião técnica, feita por um estudioso da energia elétrica que mostrou tudo que é necessário para que a energia elétrica esteja disponível ao consumidor. Todas as fases do processo de fornecimento compõem a base de cálculo do ICMS e sem uma dessas fases a energia elétrica não poderia ser fornecida. Na verdade, a energia elétrica não é armazenada e transportada, como mercadoria comum. É feito tudo ao mesmo tempo, ela é gerada e está aqui a nossa disposição. Foi feita essa diferenciação na conta para dar mais transparência e justiça tributária, mostrando ao consumidor o que é que ele gasta referente a cada parcela do processo. E é isso tudo que compõe a base de cálculo ICMS”, disse Ana Luísa Siqueira, procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal da PGE-CE.

O próximo passo agora é agendar outros encontros para esclarecer os aspectos técnicos da cobrança aos juízes e partes interessadas no assunto.

Cristiana Saboya
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Procuradoria-Geral do Estado
Governo do Estado do Ceará
Contato: (85) 3459-6323 / 99916-1067
Fax: (85) 3101-3606
Email: pgecomunicacao@pge.ce.gov.br