Encontro de procuradores-gerais do Nordeste debate temas comuns da região

22 de junho de 2018 - 14:37 # # #

Daniela Negreiros - Assessora de Comunicação
daniela.negreiros@pge.ce.gov.br / pgecomunicacao@pge.ce.gov.br
(85) 3459-6323

Integrantes do Fórum de Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste reuniram-se, na manhã desta quinta-feira, 21, na sede da Procuradoria-Geral do Ceará (PGE-CE). O encontro contou com a participação de cinco estados, entre eles Ceará, Maranhão, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte. Em pauta, deliberação de medidas para atuação conjunta das instituições, especialmente aquelas que se referem a crise federativa e ações contra a União Federal, com foco em recursos para educação.

O procurador-geral do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana, avalia a reunião de trabalho como muito produtiva. O anfitrião do evento falou sobre a importância do encontro para que os procuradores-gerais do nordeste tenham a oportunidade de compartilhar estratégias para região. “As reuniões têm surtido efeitos benéficos, com a deliberação e efetivação de ações. Percebemos que os problemas da região são comuns, portanto, de soluções semelhantes. Temos trocado ideias e buscado as melhores soluções em prol de melhorias para população nordestina”, ressaltou o procurador-geral do Ceará.

O atual presidente do Fórum, o procurador-geral do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha, destacou os interesses comuns da região nordeste. “Definimos estratégias com o objetivo de obtermos êxito, sobretudo nas ações que envolvem recursos para educação”, reforçou.

Para o procurador-geral do Rio Grande do Norte e presidente do Colégio Nacional do Procuradores-gerais dos Estados e Distrito Federal, Francisco Wilkie Chagas, o momento foi extremamente rico. “Focamos na educação, umas das questões mais sensíveis dos estados brasileiros, sobretudo, do nordeste, apesar dos avanços do Ceará, referência para todo o país. Ainda assim existe uma discrepância muito grande entre os estados e estamos trabalhando para tentar diminuir essa desigualdade, principalmente na educação. Vamos tentar um acordo para que efetivamente se invista na política educacional”, comentou Wilkie.

De acordo com o procurador-geral da Bahia, Paulo Moreno, a iniciativa é uma ação coordenada, tanto no que se refere ao salário educação quanto as ações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). “A ideia é que o Fórum permaneça ativo no sentido de buscar soluções para os problemas específicos da nossa região”, concluiu.

Na ocasião, também foi realizada a escolha do novo presidente do Fórum de Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste, tendo sido eleito, para tanto, o Dr. Juvêncio Vasconcelos Viana, PGE-CE, como o novo presidente. Participaram do momento, ainda, o procurador-geral adjunto da PGE-CE, João Régis Matias e o representante da procuradoria-geral do Piauí, Yuri Rufino Queiroz.

Fórum:

O Fórum dos ProcuradoresGerais do Nordeste é um espaço permanente que serve para debater temas específicos de interesses da região e a defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos. Além de proporcionar um valioso intercâmbio e troca de experiência.