Seminário Execução Civil recebeu mais de 1500 inscritos

9 de novembro de 2020 - 11:13 # # # #

Daniela Negreiros - Assessoria de Imprensa
daniela.negreiros@pge.ce.gov.br / pgecomunicacao@pge.ce.gov.br

Sob coordenação do procurador-geral Juvêncio Vasconcelos Viana, o Centro de Estudos e Treinamento (Cetrei) da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC-CE) / Programa de Pós-Graduação em Direito realizaram, nos dias 3 a 6 novembro, o Seminário Execução Civil. Com painéis sobre medidas pré-processuais, desjudicialização da execução, multas pecuniárias, entre outros assuntos, o evento online recebeu mais de 1500 inscrições.

O procurador-geral e professor Juvêncio Viana e o advogado Daniel Amorim Assunção Neves abriram o evento e debateram acerca da moderna execução civil. “As primeiras palavras são de alegria e felicidade pelo momento. A escolha desse curso é proposital, é um curso para os advogados. Nossa finalidade é trazer o olhar do advogado, então não haveria foro mais adequado para realizar esse curso senão a nossa Ordem”, declarou o procurador-geral.

“Falar em OAB, Escolas, me traz uma alegria porque eu sempre fui um adepto da ideia pragmática do processo civil. Como estudioso é óbvio que não vou me descuidar da doutrina, das discussões acadêmicas, mas isso tudo sem a utilidade na prática forense não leva ninguém a nada. O processo é um instrumento. Nós precisamos produzir ciência para a prática”, completou Daniel Neves.

No momento de abertura, também participaram o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, e o presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará, Eduardo Pragmácio Filho. “Por videoconferência a gente consegue democratizar o acesso e esse foi o curso de maior sucesso na história da ESA-CE, impensável para ser realizado presencialmente. Fica uma lição de sempre termos essa modalidade mista”, afirmou Erinaldo.

O dia 04 de novembro contou com a participação do defensor público Federal, Edilson Santana Filho; do procurador da Fazenda Nacional, Tibério Santos e do advogado Yuri Gondim. Dia 05, participaram a membro da Comissão de Saúde da OAB/CE, Caroline Cavalcante; a Especialista em Direito Tributário, Lislie de Pontes Lima Lopes; e a advogada, Fernanda Banhos. Para fechar o ciclo de palestras, participaram a assessora jurídica MP/CE; Nathália Lima; o advogado, Oton Fernandes Mesquita Jr.; e a advogada e professora, Jéssica Teles de Almeida.