Mulheres que ressignificaram a violência são tema de exposição na PGE-CE

6 de outubro de 2022 - 17:00 # # #

A abertura realizada, nesta terça-feira (4), na PGE-CE contou com a participação de servidores e colaboradores, além da idealizadora e de participantes do projeto

O hall da Central de Licitações foi espaço para diálogo, acolhimento e arte. O local abriga agora a exposição  interativa “O Que Não Nos Disseram”, projeto que conta as histórias e traz as imagens de mulheres que passaram por situações de violência e foram fotografadas por outras mulheres. A mostra, que fica em cartaz até 17 de outubro, conta com recursos audiovisuais e táteis para ser apreciada também por pessoas com deficiência.

A abertura contou com a participação da procuradora-geral do Estado, Camily Cruz; da jornalista Andressa Meireles, idealizadora do projeto, da juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rosa Maria Mendonça; do procurador do Estado e corregedor da PGE-CE, Fábio Peixoto; do presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará, Fábio Pedrosa e das integrantes da Comissão de Acolhimento das Mulheres da PGE-CE, Ana Luísa Siqueira, Antonia Carla Aquino, Patrícia Passos, Thaís Feitosa, Vânia Teixeira e Verônica Ramos.

 

O QUE ELAS DISSERAM

“A gente diz no projeto que violência contra a mulher é crime, mas não nos disseram o que é violência. Então “O que não nos disseram” é essa construção social do que é violência e do que a gente pode fazer como sociedade para enfrentar as diversas formas de violência contra as mulheres”, disse a jornalista Andressa Meireles, que está à frente do projeto lançado em março de 2020.

As mulheres fotografadas buscaram transformar as próprias vivências de violência em força e em sensibilização. Algumas delas estiveram na PGE-CE e deram depoimentos sobre a importância de a sociedade discutir mais o tema e de ampliar o suporte dado às mulheres que vivem situações de violência.

 

Para a procuradora-geral do estado, Camily Cruz, a exposição é “extremamente importante” porque vem consolidar a atuação da Comissão de Acolhimento das Mulheres. “Então a gente fica bastante feliz em saber que esse projeto está trazendo uma nova cultura aqui na PGE. A ideia é reverberar para toda a sociedade. É uma exposição que transforma um tema extremamente complexo, doloroso, por meio da arte, então emociona, é impactante, sensibiliza. Acho que a gente precisa se sensibilizar com essa causa”, ressaltou.

Para as integrantes da Comissão de Acolhimento das Mulheres, “a exposição aborda de forma sensível o potencial de transformação e ressignificação de mulheres que sofreram alguma forma de violência doméstica. É informativa, emocionante e mobilizadora”. O intuito da ação da Comissão é ampliar a discussão sobre a violência de gênero e doméstica, e propiciar momentos de reflexão e ações de mudança cultural da PGE-CE.

 

 

Sobre a exposição 

 

A exposição já passou por locais como o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Centro de Eventos do Ceará (durante a III Conferência Nacional da Mulher Advogada) entre outros. As fotógrafas de “O Que Não Nos Disseram” são Andréa Peixoto, Camila de Almeida, Caroline Sousa, Delfina Rocha, Keli Pereira, Lia de Paula, Marcella Elias, Marieta Rios, Marília Camelo, Natália Gondim, Natália Marques, Natália Rocha, Roberta Martins e Tay Moreira.

 

Serviço:

Exposição interativa “O Que Não Nos Disseram”

Em cartaz no hall da Central de Licitações da PGE-CE

Instagram: @oquenaonosdisseram

YouTube: O que não nos disseram