Seminário esclarece sobre aposentadoria, pensões e outras questões relativas à Previdência
20 de abril de 2023 - 09:17
Segunda edição de “Quando os mestres nos falam sobre temas jurídicos” contou com participação de procuradores do Estado e juristas de outros órgãos
A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará encerrou nesta quarta-feira o segundo dia dos seminários jurídicos que abordaram temas sugeridos pela Consultoria-Geral da PGE-CE. Na oportunidade foram realizadas exposições sobre temas jurídicos relevantes e esclarecidas dúvidas que fazem parte do cotidiano de trabalho na Consultoria-Geral e em outros órgãos, como a CearáPrev (Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará).
Os participantes do primeiro dia do evento foram o bacharel em Segurança Pública e em Direito; com Curso Superior da Polícia Militar e ex-Comandante Geral da PMCE, Adail Bessa de Queiroz, e a defensora pública federal; integrante da Câmara de Coordenação e Revisão Previdenciária da Defensoria Pública da União, Carolina Botelho Moreira de Deus. Eles abordaram, respectivamente, os temas “Sistema de Proteção Social dos Militares (História, Evolução e Desafios)” e “Aposentadoria por incapacidade permanente após a Emenda 103/2019”. A iniciativa do Centro de Estudos e Treinamento (Cetrei) da PGE-CE.
No segundo e último dia, os palestrantes foram o procurador do Estado, Daniel Ribeiro Garcia Filho, que discorreu sobre o tema “Pode a Administração Pública deixar de aplicar lei que considere inconstitucional?”; e o professor e coordenador de Cursos de Pós-graduação e doutorando em Direito, Thiago Luís Albuquerque, que falou sobre “Pensão por morte: nova fórmula de cálculo e (im)possibilidade de acumulação”.
Diálogo com outras instituições
Entre os espectadores, além de procuradoras do Estado como Marieta Barreira Araújo, Veleda Maria Vieira Bastos, Emanuela dos Santos Silva, servidores e de outros colaboradores da PGE-CE, também participaram trabalhadores da CearáPrev.
Para a gerente de Concessão de Pensão da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará, Amanda Gondim, iniciativas como a que foi realizada no auditório do Cetrei são importantes porque o órgão está sempre fazendo consultas à Procuradoria-Geral. “É sempre interessante ter esses momentos, já que a gente trabalha tão juntos. Foi um momento muito enriquecedor, de troca de conhecimento. A gente está disposto a vir mais vezes aqui e agradece a oportunidade”, explica Amanda Gondim.
Estão entre as atribuições do Cetrei promover o aperfeiçoamento intelectual do pessoal técnico e administrativo da Procuradoria-Geral, bem como de servidores da Administração Pública estadual e organizar seminários, cursos, estágios, treinamentos e atividades correlatas.