PGE-CE institui o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

13 de junho de 2023 - 15:30 #

A iniciativa tem como propósito promover o bem-estar individual e coletivo no ambiente de trabalho (Foto: Chico Gomes/ Secitece)

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, visando aprimorar a gestão e o desenvolvimento de pessoas, implementou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. A Portaria n°27 de 2023, publicada no dia 6 de junho, estabelece os objetivos e diretrizes desse programa, que integra o planejamento estratégico da instituição para o biênio 2022-2025.

O programa tem como propósito promover o bem-estar individual e coletivo no ambiente de trabalho, sem qualquer forma de discriminação. Além disso, busca garantir a melhoria da autoestima e da integração dos servidores, estagiários e colaboradores, identificar, prevenir e enfrentar os riscos psicossociais no trabalho e fomentar um espaço de escuta para os integrantes da PGE-CE.

Uma das principais metas do programa é incentivar a adoção de um estilo de vida saudável e promover ações e práticas que melhorem o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Para alcançar esses objetivos, serão identificadas e adotadas práticas inovadoras, visando à sensibilização e ao engajamento do público-alvo.

É importante ressaltar que todas as iniciativas, projetos e ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho devem estar alinhados com o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e com os direitos e garantias fundamentais previstos no artigo quinto da Constituição Federal, de acordo com o qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Com essa iniciativa, a Procuradoria-Geral do Estado reforça o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. A implementação do programa demonstra a preocupação institucional em criar um ambiente de trabalho saudável, estimulante e propício ao desenvolvimento pessoal e profissional.