PGE-CE é uma das signatárias do Pacto para o Ceará sem Fome

24 de julho de 2023 - 16:13

Os acordos de cooperação estabelecem ações específicas de cada pactuante para promover a dignidade alimentar dos cearenses Foto: Governo do Ceará/ Hiane Braun

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) tem participação relevante nas ações de combate à fome no Ceará. Na última sexta-feira, 21 de julho, foram assinados diversos acordos de cooperação do Pacto por um Ceará Sem Fome com o Governo Federal.

Assinaram o acordo a Casa Civil; Procuradoria-Geral do Estado; Secretarias da Proteção Social; Desenvolvimento Agrário; e Desenvolvimento Econômico; o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão; e Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Em solenidade que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e de outras autoridades, o governador Elmano de Freitas também firmou acordos de cooperação com 20 organizações públicas e privadas que aderiram ao Pacto por um Ceará sem Fome. Também esteve presente a primeira-dama e idealizadora do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas. A PGE-CE foi representada pelo procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes.

Com esse compromisso coletivo, serão estabelecidas ações específicas de cada pactuante para promover a dignidade alimentar dos cearenses, assegurando uma alimentação saudável para a população em situação de vulnerabilidade social no Ceará.

Comida no prato de quem precisa

Lançado no último dia 16 de junho, o Pacto por um Ceará sem Fome tem como objetivo o envolvimento de todos os segmentos sociais em prol da erradicação da fome no estado. Ao todo, são beneficiadas 200 mil pessoas e cerca de 43 mil famílias com o cartão, no valor de R$ 300 mensais, para aquisição de alimentos. Até o momento, a iniciativa incrementou mais de R$ 22 milhões na economia cearense.

Essa pactuação inicia uma nova etapa com a adesão do Ceará ao Brasil sem Fome, programa do Governo Federal. Para isso, o governador assinou o protocolo de intenções e, na oportunidade, destacou a união de todos no combate à fome.