PGE-CE integra Conselho de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde

7 de agosto de 2023 - 16:56

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Com autoridades e executivos, mensagem foi assinada nesta segunda-feira (Fotos: Carlos Gibaja)

O estado do Ceará deu mais um grande passo rumo ao futuro nesta-segunda-feira, com a assinatura do Projeto de Lei que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde (H2V) e a criação do Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde, que tem a PGE-CE como integrante. A Mensagem segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará.

O hidrogênio pode ser utilizado não apenas como combustível no setor de transportes, mas também como matéria-prima em outros setores como na indústria de aço e metais e farmacêutica e como fonte de energia, o que influencia diretamente na redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa).

Nesta segunda-feira, o Governo do Ceará recebeu gestores da Fortescue Future Industries (FFI) para estreitar o diálogo sobre as expectativas e os esforços para acelerar conjuntamente a produção e exportação de Hidrogênio Verde no Ceará e no Brasil. A Fortescue foi a primeira multinacional a assinar pré-contrato, no valor de 6 bilhões de dólares, para desenvolvimento de planta na Hub de H2V no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.

“Nós estamos enviando para Assembleia um Projeto de Lei com várias iniciativas, desde a garantir prioridade, de celeridade, a facilitar que o mercado de Hidrogênio Verde se expanda no Ceará, no que diz respeito ao consumo e setores econômicos que deverão receber estímulos. Também a governança por meio de um Conselho, formado por parte do Estado, sociedade civil e setores que vamos convidar. A partir de hoje, entramos em uma nova fase. Nós tínhamos até aqui 31 Memorandos. Agora, vamos buscar estabelecer prazos para que os investimentos aconteçam”, destacou o governador do Ceará, Elmano de Freitas. O procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, também participou do evento.

Estiveram presentes na reunião os ex-governadores do Ceará, Cid Gomes, atualmente senador da República; e Izolda Cela, agora secretária-executiva do Ministério da Educação. Além deles, também participaram a senadora Augusta Brito; secretários(as) de Estado; executivos da Fortescue; vice-presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Carlos Prado; e outras autoridades.