TRE-CE recebe PGE-CE para debater medidas de cooperação

4 de setembro de 2023 - 10:02

Inovação e segurança foram alguns dos temas debatidos em reunião entre representantes do Tribunal e da PGE (Foto: Ascom-TRE-CE)

Na última sexta-feira, 1º de setembro, o apoio institucional do Governo do Ceará para o fortalecimento das atividades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foi tema de reunião realizada com a Procuradoria-Geral do estado do Ceará (PGE-CE). Na ocasião, foram discutidos temas como inovação e segurança.

O TRE-CE foi representado pelo presidente, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; pela juíza auxiliar da Presidência e ouvidora regional, Bruna Rodrigues; pelo diretor-geral, Pedro Bruno Trigueiro; pelo juiz auditor Tiago Dias da Silva; pela secretária da Presidência, Denise Pontes; pelo assessor de Segurança e Inteligência, Jose Ximenes de Albuquerque; e pelo coronel Jano Emanuel Marinho, da Assessoria de Segurança e Inteligência. O procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, representou a PGE-CE na reunião.

O TRE-CE tem como missão garantir a legitimidade do processo eleitoral. A Justiça Eleitoral no Ceará é constituída pela Secretaria do TRE, pelos Cartórios Eleitorais e pelas Juntas Eleitorais. O Pleno do TRE-CE é composto por sete membros: dois Juízes escolhidos dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça, mediante eleição, pelo voto secreto; dois Juízes, dentre Juízes de Direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um Juiz Federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal e dois Juízes escolhidos, por nomeação, pelo Presidente da República, dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.