Procuradoria-Geral aprimora missão, visão e valores da instituição

27 de março de 2018 - 09:08 # # # # #

Daniela Negreiros - Assessora de Comunicação
daniela.negreiros@pge.ce.gov.br / pgecomunicacao@pge.ce.gov.br
(85) 3459-6323

pge-aprimora-missão-visão-e-valores-da-instituição

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) reuniu suas lideranças para traçar estratégias de contribuição para o desenvolvimento do Estado do Ceará. Na ocasião, foram aprimoradas a missão, visão e valores da instituição, com o intuito de trabalhar de forma eficiente e eficaz para a realização de políticas públicas, por meio de consultorias jurídicas, representações judiciais e extrajudiciais, tutela do patrimônio, do meio ambiente e da gestão da dívida ativa.

Com a elaboração do Planejamento Estratégico, período 2018-2020, a PGE definiu objetivos, bem como traçou ações destinadas a garantir a segurança judicial das licitações, compras e novos projetos de todas as áreas do Governo. Além disso, reforçou os mais importantes princípios da atual gestão: ética e transparência.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, é importante ter um alinhamento de todas as atividades desempenhadas pela Procuradoria. “Realizamos reuniões para estabelecer metas. O processo se deu de forma participativa na definição de estratégias que nos permitissem superar os desafios inerentes à promoção do desenvolvimento sustentável do Estado”, declara.

Juvêncio Viana salienta que a PGE não se faz somente por atuação jurídica. A eficiência do orçamento, a otimização das fontes de arrecadação, a intervenção em contratações, folhas de pagamento e precatórios, o apoio a projetos estruturantes e a melhoria da gestão para fortalecer o controle administrativo são os principais eixos de atuação da Procuradoria.

Para cumprir as metas fiscais, garantindo, assim, um equilíbrio sustentável das contas do Estado, a PGE opera, ainda, no aperfeiçoamento de mecanismos para evitar a sonegação e a evasão fiscal. A Procuradoria-Geral também investe, fortemente, nos processos de conciliação. Além disso, os procuradores atuam em ações para suspensão de greves e mediação de negociações com categorias de trabalhadores do Estado.

Todas as ações da PGE são baseadas em uma visão sistemática, com foco em resultados; responsabilidade social, ambiental e fiscal; valorização do servidor, assim como dos serviços públicos; além do comprometimento profissional e competência. A intenção é ser reconhecida, no âmbito da administração pública nacional, pela excelência no assessoramento jurídico, gestão das licitações e na gestão da dívida ativa estadual.