Em Baturité, PGE participa de primeiro encontro regional do Plano Plurianual Participativo

22 de junho de 2023 - 13:17

Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Representantes da PGE-CE, das secretarias de Estado e a população da região se reuniu na Escola Clemente Olintho Távora Arruda

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, junto com representantes das secretarias de Estado, do Governo do Ceará e cidadãos da região do Maciço de Baturité participaram na última quarta-feira (22) do primeiro encontro regional do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 do Estado do Ceará. O momento contribui para o planejamento de médio prazo que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para o período de quatro anos.

A participação cidadã no processo de construção do PPA aproxima o Estado das necessidades da população com o objetivo de promover o desenvolvimento e reduzir as desigualdades regionais.

O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes; da secretária de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado; de demais secretários e secretárias de Estado, além de lideranças comunitárias e outras autoridades.

Outros 13 encontros regionais serão realizados com sede nas cidades de Morada Nova, Granja, São Benedito, Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos estão previstos para os meses de junho e julho deste ano.

No encontro realizado na quarta-feira, além de Baturité, também estavam englobados os municípios de Palmácia, Pacoti, Ocara, Redenção, Acarape, Guaramiranga, Barreira, Aracoiaba, Mulungu, Aratuba, Capistrano e Itapiúna.

Na ocasião, o governador Elmano de Freitas ressaltou o poder de decisão política da população ao participar ativamente do PPA. “Hoje estamos realizando um verdadeiro exercício de cidadania. Durante muito tempo nos ensinaram que participar de política é ir votar de dois em dois anos. Participar de política é mais do que isso. Vamos continuar escolhendo nossos representantes, mas é muito importante que o povo possa dizer as suas prioridades. Precisamos cada vez mais discutir com a população as suas demandas”, disse.
A titular da Seplag, Sandra Machado, salientou a importância das reuniões com a população visando os próximos anos e a evolução do estado.

Plataforma digital

Além dos momentos presenciais, nos quais haverá o diálogo sobre dificuldades e potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.