5ª edição de seminário jurídico aborda mudanças da nova Lei de Licitações
15 de setembro de 2023 - 16:49
Participantes do evento em que foram apresentadas alterações na lei que rege os processos licitatórios no serviço público
A 5ª edição do seminário “Quando os mestres nos falam sobre temas jurídicos”, realizada nesta quarta e quinta-feira, abordou as mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações. O evento realizado pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, por meio do Centro de Estudos e Treinamento (Cetrei), contou com servidores da PGE-CE e das Secretarias Estadual da Saúde, da Fazenda e de Cidades.
Na ocasião, servidores da PGE proferiram palestras sobre os temas “A importância do planejamento no contexto do novo sistema de contratações públicas”, “Recursos, Impugnações e Esclarecimentos na nova Lei de Licitação”, “Jurisprudências recentes do TCU” e “Contratos administrativos ilegais: sua extinção ou manutenção à luz da Lei 14.133/2021”.
Durante a abertura do seminário, foi homenageado o Procurador-Geral Executivo de Contencioso Geral e Administrativo e doutorando em Direito Constitucional pela UNIFOR, João Renato Banhos Cordeiro.
O Centro de Estudos da PGE busca promover o aperfeiçoamento intelectual do pessoal técnico e administrativo da Procuradoria-Geral, de servidores da Administração Pública estadual e organizar seminários, cursos, estágios e treinamentos.
O que prevê a nova Lei de Licitações
A nova lei tem como objetivos: assegurar a seleção da proposta apta a gerar um resultado de contratação mais vantajoso, assegurar tratamento isonômico e uma justa competição entre os licitantes e incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável, evitando assim contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis. A finalidade é que a administração pública contrate o melhor, por um preço justo e com menos riscos.
A Medida Provisória n° 1167, de 31 de março de 2023, prorrogou o prazo de adequação à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Dessa forma, ficou ampliada, até dezembro de 2023, a vigência da antiga Lei de Licitações e Contratos (Lei 8.666, de 1993), da Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002) e do Regime Diferenciado de Contratações Públicas, o RDC (Lei 12.462, de 2011).
A Lei 14.133, de 2021 unifica toda a legislação sobre compras públicas e seria obrigatória a partir de abril de 2023. Com a prorrogação da validade das leis anteriores, órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal podem publicar editais nos formatos antigos de contratação até o dia 29 de dezembro de 2023. A opção escolhida deve estar expressamente indicada no edital.