PGE-CE recebe medalha condecorativa alusiva aos 80 anos do TRT

22 de outubro de 2022 - 01:09 # # # # #

A procuradora-geral Camily Cruz agradeceu a homenagem prestada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

Justiça do Trabalho reconheceu instituições e personalidades com atuação em defesa da justiça social (Foto: João Victor)

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, homenageou a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), representada pela procuradora-geral Camily Cruz. A presidente do TRT-7 entregou, nesta sexta-feira, 21 de outubro, a condecoração alusiva aos 80 anos da Justiça do Trabalho. A comenda é destinada a pessoas e a instituições que colaboraram para o fortalecimento e o crescimento da justiça social. As oito décadas da Justiça do Trabalho foram completadas em 2021, mas, em razão da pandemia, não foi possível realizar as comemorações e homenagens.

“Nosso objetivo foi entregar a medalha e o certificado que marcam os 80 anos da Justiça do Trabalho à Procuradoria do Estado, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol de toda a comunidade, bem como na Justiça do Trabalho”, disse a presidente do TRT-7 em visita à Procuradoria-Geral.

“Ficamos muito lisonjeados por esse reconhecimento em virtude dos 80 anos da Justiça do Trabalho e nos colocamos à disposição para ampliarmos o diálogo e a troca de conhecimento com o Tribunal Regional do Trabalho”, disse a procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, que agradeceu, em nome dos procuradores e de todos os que fazem a PGE-CE.

Também participaram do momento de homenagem o procurador-geral executivo de Contencioso Geral e Administrativo, João Renato Banhos Cordeiro, e o chefe do cerimonial do TRT-7 Antônio Carlos de Castro.

Na oportunidade, a presidente do TRT-7 conheceu a sala da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPRAC) da PGE-CE. “Foi muito positivo conhecer um pouco do trabalho (da Procuradoria-geral) de perto e ver os avanços da Procuradoria, a nova mentalidade, ver aqui a Câmara de Conciliação ela traz uma oportunidade para as partes resolverem os conflitos de uma maneira pacífica, fazendo o que é melhor para a sociedade e para o estado”, disse a desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno.

Como atua a CPRAC

A CPRAC tem a atribuição de realizar acordos extrajudiciais e judiciais, em matéria de interesse do Estado do Ceará. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas podem provocar a atuação desta Câmara, assim como os membros da magistratura, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

A adoção de medidas alternativas à jurisdição como mecanismos de promoção e concretização de direitos é estimulada por meio da CPRAC. A abordagem extrajudicial espontânea dos conflitos pela administração pública pode proporcionar celeridade na solução e contribui para aliviar a sobrecarga de acesso ao Poder Judiciário.

A iniciativa também possibilita maior efetividade na prestação do serviço público e tem potencial de viabilizar economia ao Estado.