Ciclo de Formação – Ceará Licita encerra etapa presencial no dia 1º de dezembro

28 de novembro de 2023 - 16:10

Capacitação foi iniciada em outubro para qualificar servidores e colaboradores do serviço público no Ceará a respeito das mudanças da nova lei sobre licitações, que terá plena eficácia a partir de 2024A última etapa do Ciclo de Formação – Ceará Licita será realizada nesta sexta-feira, 1º dezembro, com aulas sobre os temas Contratação Direta e Procedimentos Especiais e Contratos e Sanções. Este será o quarto encontro presencial da iniciativa destinada a servidores e colaboradores que atuam na administração pública no Ceará. As aulas têm início às 8h30 no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes no prédio anexo à Assembleia Legislativa do Ceará.

A formação é realizada pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, Academia Cearense de Direito (Aced), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Unipace – Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), com o apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Veja a programação completa.

Os módulos 4 e 5 serão ministrados, respectivamente, pelos professores Gustavo Brígido, doutor em Direito Constitucional (Unifor) e mestre em Políticas Públicas e Sociedade (Uece), e Roberto Carlos Fernandes de Oliveira, doutorando em Políticas Públicas e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará.

Capacitação para a gestão pública

O Ciclo de Formação – Ceará Licita busca ampliar a segurança jurídica nos atos praticados, promovendo a governança e assegurando a observância do interesse público nos processos licitatórios.  A formação que totaliza 60 horas-aula (metade delas na modalidade presencial) é realizada  com o objetivo de contribuir para que a administração pública no Ceará possa contratar melhor, por preço justo e com menos riscos.

A partir de janeiro de 2024 tem início a plena eficácia da Lei nº 14.133, o que requer que o Estado e os municípios cearenses caminhem juntos para implementar todas as exigências da nova legislação.

A palestra de abertura da iniciativa foi realizada em 26 de outubro com a presença do governador Elmano de Freitas; do procurador-geral do estado, Rafael Machado Moraes, do professor Marçal Justen Filho, um dos mais renomados juristas do Brasil, entre outras autoridades. O advogado que fez a aula de abertura é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP.

Saiba mais sobre a legislação

A Lei nº 14.133 unifica toda a legislação sobre compras públicas e se tornará obrigatória a partir de dezembro de 2023. A lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As novas regras têm os objetivos de assegurar a seleção da proposta apta a gerar um resultado de contratação mais vantajoso, assegurar tratamento isonômico e uma justa competição entre os licitantes e incentivar a inovação e o desenvolvimento sustentável, evitando assim contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis.

Serviço:

Ciclo de Formação – Ceará Licita

Últimas aulas presenciais: 1º de dezembro

Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no 6º andar do prédio da UNIPACE, Rua Barbosa de Freitas, 2674)

Curso online

Conheça os professores de cada módulo